O Velho Guitarrista Cego

Le Vieux Guitarriste Aveugle
Barcelona, Outono de 1903
Pablo Picasso

Por Sofia Clemente

O quadro de Pablo Picasso O Velho Guitarrista Cego tem como cena principal um velho que toca guitarra. Podemos observar que este quadro pertence ao período azul, não apenas pela sua cor, mas também pelos detalhes e as emoções que nelas enxergamos. Ao observarmos atentamente, vemos uma magreza doentia e seu corpo curvado que nos transmitem os sentimentos do artista naquele momento.
     Vejo e sinto uma certa melancolia, uma certa tristeza. Nosso olhar também é direcionado para seus dedos alongados. Ao observar o quadro atentamente, vemos que há um grande contraste entre luz e sombra: a luz está voltada principalmente para a cabeça do velho. A única cor que faz algum contraste com os azuis é o marrom do violão. Apesar de ele estar vestido com um sobretudo, este está colado a seu corpo, dando a sensação de que está despido.
      As linhas e os contornos da pintura são perfeitamente visíveis, mostrando assim uma continuidade, ou seja, uma perspectiva. Observamos também que o azul vai do mais claro para o mais escuro, tendo assim um degradé de cores. Vemos também ao fundo linhas sempre horizontais, dando a impressão de que o quadro continua. O espaço, no entanto, é limitado, dirigindo nosso olhar completamente para o homem velho.
       Na minha opinião, sua boca aberta pode significar uma forma de expressão, passa uma sensação de liberdade. Os olhos cerrados transmitem uma idéia de interiorização da pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário